domingo, 30 de janeiro de 2011

Galinha com manga



Hoje decidi fazer uma receita de galinha, da qual já tinha alguma saudade. Esta receita de galinha é muito saborosa, porque é feita com um misto de salgado, doce e picante, lembrando o seu gosto o de uma receita indiana.



1 galinha partida aos pedaços, sem pele
1 cebola picadinha
3 dentes de alho picados
1 dl de azeite
3.5 dl de leite
2.5 dl de polpa de manga
piri-piri
sal q.b



Deita-se o azeite com a cebola e os alhos picados numa panela, leva-se ao lume, deixa-se alourar um pouco e mete-se a galinha cortada aos pedaços.
Deixa-se corar a galinha de ambos os lados e, em seguida, adiciona-se o leite e a polpa de manga.
Tempera-se com o piri-piri e o sal.
Tapa-se a panela e deixa-se cozer em fogo lento.
Estando quase pronta, retificam-se os temperos.
Serve-se acompanhada com arroz.
Eu costumo acompanha-la com arroz seco de alhos.

Esta galinha com este molho é de comer e chorar por mais!
Bom apetite!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Camarão à Africana


A minha receita de camarão à Africana, que pode ser uma refeição ou uma entrada fantástica para qualquer ocasião festiva


Nasci na terra do mais famoso camarão do mundo, pelo seu sabor único, Moçambique. Claro que tinha de ter uma receita especial para ele, que agradasse aos paladares cá de casa e aos apreciadores de camarão...

Geralmente faço a receita com um 1kl de camarão de Moçambique grande.

Para esta receita usei:

-1kl de camarão de Moçambique
-5 dentes de alho laminados ou esmagados
-1 limão(sumo)
-sal fino
-piripiri em pó ou malaguetas com sementes       
-óleo q.b
-manteiga q.b.
-Brandyq.b.

Preparação:

*Primeiro corto os bigodes ao camarão, tiro-lhes a casca deixando apenas a cabeça e o rabicho. Faço um corte nas costas do camarão no sentido longitudinal e limpo-o.
*Esmago os alhos com o espremedor e junto-os ao camarão, misturando bem, junto também o sumo de um limão,as malaguetas picadas e deixo marinar por cerca de 30 minutos.
*Findo este tempo, ponho um pouco de óleo e cerca de duas colheres de sopa de manteiga numa frigideira em lume médio, quando a manteiga estiver derretida,junto os camarões e tempero de sal fino. 
*Frito os camarões dos dois lados (3 minutos) e quando estão quase prontos deito uma pequena medida de Brandy,flamejando-os
*Tiro o camarão da frigideira para uma terrina e rego os camarões com o molho.
Quero referir que esta receita pode servir de entrada acompanhada de um bom vinho fresco.
Querendo pode-se deitar umas gotas de sumo de limão sobre o camarão, mas é opcional.
Bom Apetite!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mousse de leite condensado cozido com natas


Esta mousse já é uma tradição da época natalícia cá em casa e desaparece sem se dar por ela, porque no que respeita a gulosos aqui reinam e em maioria. Por isso faço sempre o dobro da receita. É muito fácil de confeccionar. 
Quando era criança já gostava muito de leite condensado, por vezes a minha mãe cozia-o,servindo-o fresco.Mais tarde,comi uma mousse que levava leite condensado feita por uma tia minha até que um dia resolvi criar esta.

2 latas de leite condensado cozido +Nestlé 
4 gemas de ovos
300 ml de natas  
4 claras (opcional)

Deita-se o leite condensado numa panela e mexe-se bem. Leva-se a lume brando e estando um pouco aquecido tira-se do lume. Têm-se as gemas bem batidas e juntam-se ao leite condensado mexendo muito bem para não criarem grumos. Leva-se a panela de novo ao lume para que as gemas cozam mexendo sempre. Basta deixar levantar uma fervura e as gemas estão cozidas. Apaga-se o lume e deixa-se arrefecer a mistura do leite condensado e as gemas. Quando o leite condensado estiver completamente arrefecido, envolvem-se as natas bem batidas.
(Pode-se também bater as claras em castelo com um pouco de açúcar e cobrir o doce com elas)
Põe-se o doce numa taça pirex e vai ao frigorífico por duas horas.

Medalhões de pescada no forno envolvidos em creme de marisco e natas








Medalhões de Pescada Pescanova, envolvidos num delicioso molho à base de creme de marisco e natas. Receita prática, fácil e gostosa, que todos cá em casa me pedem para repetir.

  • 4 medalhões de pescada 
  • 200 ml de natas
  • q.b. de  leite
  • 1 creme de marisco


 
Disponha os medalhões de pescada num tabuleiro ou terrina que vá ao forno.
Prepare o molho com que irá envolver o peixe, juntando as natas com a quantidade que ache suficiente de creme de marisco (o creme já é salgado). Acrescente um pouco de leite ao molho e envolva os medalhões no preparado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 minutos, se o peixe for congelado talvez leve mais tempo (depende do forno). A meio da cozedura veja se é necessário acrescentar mais um pouco de leite, pois o creme irá espessar bastante. 

Delicie-se.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Na imensidão dos sabores gostos e paladares



 






Gosto Pelos Sabores

A minha intenção ao criar este blog ,é a de divulgar as maravilhas  da diversidade dos alimentos ,temperos e sabores e se possível partilhar gostos de outras culturas.