quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Doce cremoso com calda de morango





Este doce levou :

Natas
Queijo Mascarpone
Yogurte natural
Gelatina de morango Royal
Açucar em pó
Pedaços de morango
Extracto de baunilha  umas gotas

Calda:

Morangos
Açucar
Água

Bati as natas até ficarem em Chantilly deitando umas gotas de baunilha. Entretanto bati o queijo Mascarpone com o açucar até  ficar cremoso acrescentando-lhe a gelatina já desfeita.Juntei-lhe o yogurte natural e  envolvi  bem e misturei com o chantilly. Deitei-lhe um pouco mais  de açucar em pó. Acescentei os pedaços de morangos..Foi ao frigorifico numa taça.
Entretanto fiz a calda levando ao lume o açucar com a água  até ficar um pouco grosso. Deitei os morangos  e deixei-os cozer.
Puz esta calda já fria, sobre o doce.



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Directo ao forno





Recebi recentemente da +Nestle esta amostra de Maggi directo ao forno para frango com ervas aromáticas. Para além de prático, as coxinhas saíram realmente saborosas e muito tenras. Cá em casa todos gostaram. Vai ser com certeza uma experiência a repetir.



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caldeirada de peixe Panga





Esta caldeirada é simples mas tem um sabor delicado e o molho é bem saboroso.Tem um pequeno segredo que a minha avó usava e pelos vistos resulta muito bem.


Ingredientes:

Peixe Panga
Batatas
Tomate
Pimento vermelho
Cebola
Alho
Piripiri
Vinagre
Azeite
Sal

Numa panela deitei cebola cortada ás rodelas, alho e azeite. A seguir batatas ás rodelas meio grossas. Depois  deitei pedaços de tomate e  de pimento. Em seguida puz o peixe cortado em pedaços.Novamente cebola e alho e piripiri, repetindo as camadas anteriores. A ultima camada foi de batatas mas estas cortadas mais finas  porque como é a ultima camada custam mais a cozinhar..Acrescentei mais azeite e...aqui está o segredo um bom golpe de vinagre. Vai ao lume e de vez em quando sacode se a panela. O molho costuma ficar um pouco grosso mas como usei o peixe ainda um pouco congelado saiu mais fino.
Foi este o almoço de hoje. Espero que gostem desta sugestão tão simples e saborosa.




domingo, 25 de setembro de 2011

Bacalhau na hora





A este prato de bacalhau dei-lhe o nome de " Bacalhau na hora " porque tinha ido fazer compras e quando cheguei a casa e dei por ela, já era tarde demais para  fazer uma receita que já tinha pensado  antes.

Ingredientes:

Bacalhau desfiado e demolhado
Batatas
Espinafres com queijo
Cebola
Alho em pó
Coentros
Farinha Maizena
Leite
Manteiga
Oleo e azeite



Primeiro deitei uma colher e meia de sopa de oleo,numa panela, deixei o aquecer e juntei  espinafres com queijo, congelados, Continente. Deixei cozinhar em lume brando mexendo de vez em quando.
A seguir puz o bacalhau a cozer  e as batatas cortadas ás rodelas médias, tambem. Numa panela grande puz a cebola cortada ás rodelas finas e alho em pó e deitei-lhes metade de azeite e metade de oleo deixando refogar lentamente.Noutra panela, deitei leite e quando estava aquecido juntei  farinha Maizena diluida em leite frio. Acrescentei um pouco de coentros  e sal, mexendo até cozer. Quando o creme estava pronto deitei-lhe uma noz de manteiga e puz de lado. Quando o refogado ficou pronto deitei o bacalhau e envolvi e a seguir as batatas voltando a envolver.Acrescentei um fiozinho de azeite e juntei os espinafres com queijo. Puz num Pirex, reguei com o creme e polvilhei com pão ralado. Foi ao forno com umas nozinhas de manteiga, a gratinar.




sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fusili Gostoso





Fusili da Milaneza
alho
espinafres congelados
pimento vermelho
salmão fumado
camarão
brandy
sal q.b.
piripiri q. b.
manteiga
oleo
natas Ligeiras Mimosa
limão (sumo)



Cozinhei os camarões como está aqui, mas sem a cabeça e os  rabichos. Pu-los áparte. Em seguida saltiei os espinafres em azeite e alho picado até ficarem cozidos e macios. Noutro tacho saltiei tambem o pimento cortado aos pedacinhos em azeite e  alho picado e misturei com os camarões.
Envolvi os espinafres com o fusili, já cozido, e tambem os camarões e os pimentos com o respectivo molho. Deitei as natas e envolvi bem.Já nos pratos, introduzi pedacinhos de salmão fumado.E...voilá! Simples e gostosa.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Não às cópias!!!




Esta receita é uma cópia da minha " Doce de Leite Evaporado com Ananás. " Foi dada à minha mãe nos anos setenta, em Moçambique  por uma senhora Austriaca, que em jovem foi refugiada da 2ª Guerra Mundial, portanto é muito antiga!

sábado, 17 de setembro de 2011

Folhadinhos de côco




Esta receita foi-me dada pela minha mãe inspirada numa da Pepperidge Farm.

Recheio:

1 chavena de leite condensado +Nestlé 
1 1/2 chávenas de côco ralado
2 ovos
2 colheres de sopa de açucar

Massa folhada congelada
1 gema de ovo

Ponha a massa folhada a descongelar.

Para o recheio, misturar os ingredientes .
Quando a massa estiver pronta a usar, corte-a em quadrados e ponha-os dentro das forminhas untadas com margarina. Deite o recheio (não enchendo demasiado) e una os bicos dos cantos da massa,no meio. Com a gema de ovo, pincele os bolinhos. Vão ao forno pre aquecido.

Nota: Como me sobrou um pouco de recheio, fiz uns bolinhos nas formas pondo-lhes  em cima um pedacinho de fruta cristalizada.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Panquecas de chocolate com pera caramelizada




Hoje andavamos todos desejosos de comer um pequeno almoço diferente. Eu já tinha cá em casa um shaker de panquecas da Maizena e achei que podia fazer uma pequena alteração. Fiz então panquecas de chocolate e cobri-as com peras caramelizadas e o xarope em que as cozinhei.

A receita foi  feita com as panquecas da Maizena  ás quais juntei leite com chocolate. Fiz as panquecas  numa grelhadora anti aderente ,que untei com manteiga.Entretanto descasquei as peras que cortei em gomos finos.  Deitei um pouco de caramelo da Royal num tacho  ao qual juntei um pouco de água e açucar. Mexi bem, e deixei levantar fervura, adicionando as peras.Logo que ficaram tenras retirei - as do lume e cobri as panquecas com elas e o respectivo molho.





Posso dizer-vos que foi um pequeno almoço realmente diferente e muito bom.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bolo de Aniversario para a Mariana

Esta receita surgiu após o pedido da Paula Mariana no seu blog.

Espero que este bolo te agrade, Mariana,pois é muito fofo, simples e docinho mas não demasiado, tal como tu sugeriste.




Ingredientes para a massa do bolo

100 gr de frutas cristalizadas picadas
50 gr de passas
1,5 dl de vinho do Porto
250gr de manteiga sem sal
250gr de açucar
8 ovos
200 gr de farinha com fermento


Massa:
Demolhe as frutas no vinho do Porto. Bata a manteiga com o açucar e junte os ovos um a um,batendo entre cada adição.Acrescente 150 gr de farinha peneirada. Escorra as frutas, envolva-as na farinha restante e adicioa-as á massa, assim como o vinho do Porto. Transfira para uma forma untada e leve ao forno, preaquecido em 160 graus, durante cerca de 20 minutos.





Decoração:
1/2 chavena de  manteiga sem sal batida
1 embalagem de queijo Mascarpone, mais um pouco
1 colher de cha de essencia de baunilha
Açucar em pó q. b.

Bata a manteiga, o Mascarpone e a baunilha até ficar cremoso. Gradualmente junte o açucar. Se ficar demasiado grosso junte um pouco de leite.Decore o bolo ao seu gosto.

sábado, 10 de setembro de 2011

Spaghetti picante com camarão



Apeteceu-me fazer um prato diferente, usando o spaghetti picante.Pensei juntar-lhe camarão e a partir daí surgiu esta maravilha.







Então aqui vai:

Spaghetti picante da milaneza
Camarão cozido
Pimento vermelho
Cogumelos
Leite de coco
Creme de lagosta da Campbell´s
Piripiri e sal q. b.
Oleo
Manteiga
Coentros ( usei congelados )







Pus o spaghetti a cozer. Deitei uma porção de oleo e manteiga num tacho, deixei aquecer e juntei  o pimento cortado aos pedaços , os cogumelos e um pouco de sal. Deixei amolecer. Áparte,descasquei os camarões , que comprei já cozidos,e levei-os num tacho ao lume com manteiga,coentros e piripiri.. Deixei -os dourar dos dois lados..Envolvi- os bem e depois retirei-os do lume. Numa taça larga envolvi o creme de lagosta com o leite de coco.Juntei este creme aos cogumelos e pimento e mexi bem.Adicionei então os camarões com o molho de manteiga coentros e piripiri e deixei levantar fervura. Deitei a massa numa taça e verti o preparado, envolvendo bem.
Digo-vos, saiu uma maravilha...nós que gostamos tanto de tudo que leva piripiri desde os tempos memoráveis que vivemos em África....

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Almôndegas de atum




A receita destas almôndegas de atum foi tirada da Revista TeleCulinaria que celebra o seu 30º Aniversario e é toda ela sobre receitas de atum. Achei-a muito interessante porque as receitas são muito variadas, originais e bastante económicas.Fiz algumas ligeiras mudanças que eu penso que resultaram bem. Estas almôndegas podem-se fazer em grande quantidade e congelarem-se,o que é muito bom porque podemos chegar a casa e não termos tempo para grandes cozinhados. Podem-se fazer em tamanho mais pequeno e servirem de aperitivo,frias.



1 fatia de pão de forma
1 dl de leite
4 latas de atum 1 ramo de salsa picada
1 ovo
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
3 colheres (sopa)de farinha
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
ovo batido para passar
pão ralado para passar
farinha para passar
óleo para fritar

Deite a fatia de pão para um recipiente e regue-a com o leite. Escorra e desfaça bem o atum para dentro uma tigela. Descasque e pique o alho,junte ao atum(usei alho em pó), adicione também a salsa picada(substitui por coentros picados),o ovo batido,a polpa de tomate(usei molho de tomate compal com cebola e alho),a farinha e o pão bem escorrido (esmaguei o pão, mas não escorri o leite). Tempere com sal e pimenta(usei piripiri em vez da pimenta)e misture muito bem até ficar um preparado moldável.Molde almôndegas redondas com a mistura anterior,passe-as por farinha,por ovo batido e depois por pão ralado e leve-as a fritar em óleo até ficarem douradinhas.
Retire-as, deixe-as escorrer sobre uma folha de papel de cozinha e depois sirva-as com esparguete salteado com molho de tomate. Acompanhei-as com uma saladinha de alface, milho doce e pedacinhos de manga,costumo fazer esta salada com pedacinhos de queijo fresco também.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Spaghetti picante com salsichas grelhadas







A base desta receita é a que vem na embalagem do spaghetti picante Milaneza, só alterei as quantidades dos ingredientes e acrescentei salsichas picantes grelhadas. Primeiro pus o spaghetti picante a cozer. Grelhei as salsichas frescas  picantes e tirei-lhes a pele cortando-as ás rodelas. Em seguida,deitei num tacho um pouco de azeite, um pimento vermelho cortado aos pedaços,deixei-os  amolecer um pouco,juntei os cogumelos e um pouco de sal fino e o leite de coco. Deixei levantar fervura e adicionei as salsichas. Envolvi tudo. Pus o spaghetti numa travessa e deitei o preparado por cima.

sábado, 3 de setembro de 2011

Bavaroise da Royal com frutos silvestres




Esta receita surgiu cá em casa quando me pediram uma sobremesa fresca e doce.Não precisei de pensar muito pois tinha em casa um Bavaroise da Royal que é super rápido de preparar, 3 minutos bastam. Como tinha também um resto de frutos silvestres e natas, foi num ápice que preparei esta sobremesa.






Fiz o Bavaroise segundo as instruções do pacote da Royal juntando-lhe os frutos silvestres. .Deitei o preparado numa forma de pudim, previamente molhada com água, e levei ao frigorifico durante duas horas.
Entretanto preparei o chantily ao qual juntei duas colheres + meia de açucar e 3 gotas de baunilha. Envolvi bem e levei ao frigorifico até o bavaroise estar completamente sólido. Passadas duas horas desenformei o bavaroise, passando a forma por água quente. Decorei com o chantily e alguns frutos silvestres.
Nada mais simples prático e docinho. Todos apreciaram.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Potato Salad á moda do Bill ( USA )


Bill, de 86 anos,era um velho amigo da familia e vivia nos USA.Deu nos esta receita que herdou da sua mãe.Alguns dos produtos usados são dificeis de encontrar em Portugal, mas podem utilizar outros ao vosso gosto.



Potato Salad á moda do Bill

Ingredientes:
batatas
ovos
azeitonas pretas fatiadas
relish
pickles doces
green onion
Miracle Whip
cebola doce  picada ( um pouco )




Cozem-se as batatas, que se partiram em pequenos pedaços.Cozem-se os ovos e partem-se aos pedacinhos.Misturam-se as batatas com os ovos numa taça.Acrescentam-se umas colheres de relish, os pickles e um pouco do liquido  em que estão conservados, as azeitonas  o green onion e a cebola picada a gosto.
Junta-se o Miracle Whip e envolve-se .
Vai ao frigorifico até ficar bem fresquinha.
Está pronta a comer e é uma delicia, diferente e desenjoativa. Excelente para comer no verão.


Nota-Relish é um molho agridoce de vegetais macerados.
     Miracle Whip é um  molho cremoso para saladas.
     Green Onion é o cebolinho