domingo, 27 de novembro de 2011

Salsichas Frescas Picantes Grelhadas Cobertas com Polme





Tirei esta maravilhosa receita do site do David Lebovitz,do qual sou uma fã incondicional. Esta foi a minha primeira experiência de uma das receitas dele e tive um pouco de dificuldade, mas espero repeti-la e melhorá-la. Usei salsichas frescas, picantes.

Ingredientes:

5 salsichas picantes ,partidas depois de grelhadas
3/4 de  chávena de farinha de trigo
3/4 de chávena de farinha de milho
2 colheres de sopa de açúcar ( eu usei metade mais um bocadinho )
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó Royal
1/8 de colher de chá de soda ( não usei )
1/8 de colher de chá de pimenta preta ( não usei )
3/4 de chávena leite
1 ovo grande
óleo para fritar

Grelhei as salsichas e enquanto arrefeciam fiz o polme,juntando as farinhas, o fermento,  pimenta, o sal, açúcar e o ovo que desfiz no leite. Mexi bem e depois de partir as salsichas ao meio passei-as pelo polme. Fritei-as em óleo quente virando-as sempre. Escorri-as num prato coberto com papel absorvente. Podem-se acompanhar de ketchup ou mostarda ou mostarda com maionese.

sábado, 26 de novembro de 2011

Quiche de espinafres, fiambre, presunto e queijo







Esta receita foi retidada da Revista Mulher Moderna mas modificada a meu gosto. Ficou muito rica  em sabor e bastante nutritiva.

Ingredientes:

Massa folhada de compra
Espinafres
1 cebola
Vaqueiro Liquida
Cubinhos de presunto
Cubinhos de fiambre
Ovos
Natas
Queijo ralado Mozzarela
Cogumelos 1 lata pequena






Primeiro assei a massa folhada  no forno. A seguir cozi os espinafres em água e sal.Depois de cozidos pu-los a escorrer. Fiz um refogado com a cebola e a Vaqueiro Liquida.Cortei o presunto em cubinhos e tinha cubos de fiambre já cortados. Juntei os espinafres ao refogado e envolvi bem. Adicionei os cogumelos, os cubos de presunto e os de fiambre envolvi e deixei tomar gosto.Áparte bati os ovos e juntei as natas e uma boa porção de queijo.Tirei a tarte do forno, recheei com o preparado e cobri com os ovos,natas e queijo que já estavam envolvidos.Meti no forno a 180º até ficar cozida.





terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tarte de Leite Condensado Nestlé com Nozes




Esta receita é mais uma, da pequena mas muito doce revistinha da  +Nestlé   " Doces Momentos ".Para esta Tarte há uma massa específica, que eu substituí por massa folhada e que resultou muito bem.No entanto, aqui vai a receita como está na revista.





Ingredientes para a massa:


250 g de farinha
100 g de açucar
1 ovo
100 g de manteiga
2 ou 3 gotas de essência de baunilha
50 g de chocolate em tablete
margarina e leguminosas q. b.

Para o recheio:

2 folhas de gelatina incolor
1 lata de Leite Condensado Nestlé
6 colheres ( de sopa ) de miolo de noz picado
3 dl de natas Longa Vida
miolo de noz q. b.





Preparação

Comece por misturar e amassar os ingredientes da massa, excepto o chocolate. Molde uma bola, tape e reserve no frigorifico, por cerca de 20 minutos. Ligue o forno a 180 graus. De seguida, estenda a massa e coloque-a numa tarteira, de fundo móvel, untada com margarina. Forre com papel de aluminio e preencha as leguminosas. Coza-a depois durante 20 minutos. Elimine as leguminosas e o papel de aluminio. e deixe arrefecer. Pincele então com chocolate derretido e leve ao frigorifico para secar. Entretanto, demolhe a gelatina em água fria. Aqueça o Leite  Condensado Nestlé, em banho-maria e dissolva nele a gelatina. Retire do calor e misture as nozes picadas.
Áparte, bata as natas bem firmes e envolva-as no creme anterior. Preencha a tarteira e reserve no frigorifico até solidificar. Decore com nozes e sirva.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Chapatis recheados à moda do Miguel




Massa:

250gr Farinha
100-125ml Água morna
1 Fio de Azeite
1 Colher de chá de Sal fino
1 Pitada de Açúcar
1 pouco de Manteiga Liquida

Primeiro junta-se a farinha com o sal e açúcar envolvendo-se bem todos os ingredientes numa taça. Depois acrescenta-se o azeite e manteiga liquida, juntando depois a água aos poucos. Mistura-se com uma colher ou com as mãos. Se a massa estiver mais para o liquido acrescentar farinha conforme o necessário.
Polvilhar um tabuleiro com farinha. Bater bem a massa durante 5 minutos juntando mais farinha sempre que for preciso. Voltar a colocar a massa na taça.
A massa não tem necessáriamente que repousar mas convém tapar com um pano húmido durante 20 a 30 minutos.
Findo o tempo corta-se a massa em 4 partes iguais. Estender cada parte com o rolo até ficar bem fina e longa.
Chega agora a parte do recheio.



Recheio:

1ª Parte: Cogumelos Salteados

1/2 lata de cogumelos laminados
Mistura Espiga de Oregãos e Cebola
2 dentes de Alho picados muito finamente
Manteiga Liquida

Primeiro deita-se um golpe de Manteiga Liquida numa frigideira quente. Quando a manteiga estiver distribuída pelo tacho junta-se a meia lata de cogumelos e depois os Oregãos e Cebola e o Alho picado.

2ª Parte:

150gr Queijo fatiado
150gr Chourição picante fatiado

Com a massa estendida, deitar numa metade primeiro umas fatias de chourição, depois os cogumelos salteados, e por fim o queijo fatiado por cima. Dobrar a massa ao meio como uma calzone e tapar bem para não deixar entrar ar.
Aquecer uma frigideira limpa e seca, fazendo um teste com umas gotas de água para saber se está pronta. Deitar o pão na frigideira e reduzir o lume para médio\baixo. Pressionar bem as beiras do chapati e fazer uma pressão ligeira em geral sobre todo o pão dos dois lados. Ao fim de um minuto e meio\ dois minutos vira-se o pão assim que ele ganhar cor como na imagem.
Finda a cozedura é preciso garantir que as beiras também estão devidamente cozidas.

domingo, 20 de novembro de 2011

Bolinhos de espinafres com queijo






Já não me lembro do nome do site onde encontrei esta gostosa e fácil receita.Escrevi-a e hoje  encontrei-a e resolvi experimentar. Na verdade o resultado saiu mesmo bom, fora do vulgar e saborosos, estes bolinhos, que se podem usar tanto numa refeição como aperitivo.

Misturei:

560 g de espinafres ( descongelados, espremidos e picados ) eu cozi-os primeiro.
2 xicaras  ( 225 g ) de farinha de  rosca ( tempere com ervas secas a vontade ) eu usei pão ralado com especiarias da Espiga
1 xicara ( 80 g ) de queijo parmesão ralado
115 g de manteiga derretida
4 cebolinhas picadas
4 ovos batidos
sal e pimenta a gosto

Pré-aqueça o forno médio ( 180 º ). Misture todos os ingredientes e forme bolinhas de uns 2 cm de diametro. Coloque as bolinhas num tabuleiro  e asse por 10-15 minutos, até dourarem.

sábado, 19 de novembro de 2011

Pasteis de massa folhada com paté de figado de pato com vinho do Porto






Vi na Revista Teleculinária uma receita de pasteis folhados com paté de figado,mas tinha de fazer o paté, como estava na Revista. Como hoje é sábado e me sentia bastante preguiçosita :) resolvi simplificar a receita e fiz estes pasteis de massa folhada.

Massa folhada Bimbo ( 6 quadrados de massa folhada ) muito fáceis e práticos.
3 embalagens de paté de  pato com vinho do Porto ( comprados no Continente a 1 euro cada ).
Recheei os folhados com o paté, fechei-os e pincelei-os com gema de ovo. Levei-os ao forno e passado pouco tempo estavam prontos. Nada mais fácil e de sabor requintado. Fazendo-os mais pequenos podem servir de aperitivo. Esta massa folhada é muito macia e fina.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Receita prática de frango com batatas no forno




E foi assim que saiu um menu económico e simples mas bem gostoso, para o jantar. Usei uns bifinhos de frango, que tinha no frigorífico, congelados e parti-os em bocadinhos. Refoguei-os em azeite e Vaqueiro liquida. Deixei-os cozinhar um pouco e acrecentei-lhes natas, até o molho engrossar.Reguei com sumo de limão e envolvi. Servi-os com batatinhas assadas no forno como podem ver aqui. Posso dizer-vos que foi um jantarinho bem apetitoso e aconchegante :)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Arroz cremoso de peixe






Este arroz é uma deliciosa mistura de ingredientes,  inspirei-me  em algumas receitas , mas principalmentre no meu gosto pelos sabores ;)  É simples, nutritivo e gostoso ...

Ingredientes:

arroz carolino
filetes de peixe
mexilhões
cebola e alho
azeite
coentros
piripiri
natas
queijo ralado
ovos cozidos

Fiz um refogado com a cebola e os alhos no azeite.Deitei o peixe cortado aos pedaços e temperei com sal,coentros e piripiri.A seguir meti os mexilhões  e deixei estufar um pouco.Adicionei  o arroz e quando ficou levemente frito deitei a água suficiente para ele cozer e ficar escorrido. Ficando cozido, acrescentei lhe um pouco de natas e queijo e envolvi. Salpiquei com os ovos cozidos cortados aos pedacinhos.Ficou cremoso e delicioso.

domingo, 6 de novembro de 2011

Caldeirada diferente e super gostosa







Ingredientes:

Filetes de pescada e de peixe gato
Camarão, mexilhão e um resto de ameijoas para aproveitamento
Batatas
Pimentos aos pedaços
Tomate aos pedaços
Azeite
Manteiga
Vaqueiro líquida
Cebola
Alhos
Piripiri
Alhos com coentros Espiga
Sal q. b.


Cortei as cebolas ás rodelas e os alhos aos pedacinhos e pus numa panela com azeite. A seguir pus uma camada de batatas ás rodelas por cima. Entretanto, num tacho com manteiga e Vaqueiro líquida refoguei os mariscos e temperei-os com alhos em pedacinhos e coentros com alho da Espiga e piripiri.Envolvi bem e deixei cozinhar.Na panela, dispus os filetes de peixe cortados aos pedaços ,sobre as batatas. Por cima deitei o marisco com o molho. Cortei os tomates e os pimentos aos pedaços e puz por cima dos mariscos. A ultima camada foi de batatas cortadas ás rodelas mais finas.Polvilhei com sal e pouco piripiri.Deite-lhe um golpe de vinagre e levei a cozinhar em lume médio sacudindo a panela de vez em quando.Quando a ultima camada de batata ficou cozida a caldeirada estava pronta.
A caldeirada ficou super deliciosa, aconselho a que experimentem.O molho engrossou e deu um sabor realmente diferente.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mousse de chocolate After Eight Nestlé e Toblerone



Depois de o meu filho chegar a casa com um pacote de chocolates After Eight  +Nestlé    , ocorreu-me fazer uma mousse  que levasse chocolate com sabor a menta e juntar-lhe Toblerone que foi um dos meus favoritos.


Ingredientes:

2 latas de Leite Condensado Nestlé cozido
5ovos                                                                    
300gr. de chocolate After Eight +Nestlé
2 barras pequenas de chocolate Toblerone
4 colh. sopa. de margarina
4 colh. sopa de leite
200ml de natas

Levei o Leite Condensado Nestlé ao lume e acrescentei-lhe as gemas de ovos batidas e mexi até as gemas cozerem. Aparte, num Pirex levei o leite, o chocolate e a margarina ao microondas por 1 minuto na potencia máxima. Quando os chocolates ficaram derretidos, bati tudo muito bem. Deixei arrefecer ambos os preparados e misturei-os. Bati as claras em castelo. Bati também as natas. Juntei primeiro as natas à mousse e depois as claras, envolvendo com cuidado. Decorei com After Eight Nestlé.
Esta receita é uma deliciosa " bomba calórica"......

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Spaguetti guarnecido com molho rico e marisco





Decidi enriquecer um spaguetti picante com um molho especial, especiarias  e marisco. Daí que nasceu esta receita que resultou bem e foi apreciada cá em casa pois não sobrou nada...

Primeiro puz o spaguetti a cozer em água e sal.

Ingredientes para o molho:

leite de coco
cravinhos
natas
molho de soja
molho inglês
piripiri
sal





Deitei na panela o leite de coco, os cravinhos e as natas e levei ao lume.Acrescentei um golpe de molho de soja e outro de molho inglês. Juntei sal e piripiri q. b.Deixei levantar fervura e reservei.

Como tinha  alguns cogumelos congelados , descongelei-os e a seguir salteei-os em manteiga e alho laminado.

Preparação do marisco:

Num tacho deitei uma boa porção de manteiga ,alhos picados ,acrescentei camarão e ameijoa e temperei-os com piripiri e sal. Deixei cozinhar em lume brando e a seguir acrescentei açafrão das Índias, coentros e um pouco de whisky. Envolvi bem continuando a cozer sempre em lume brando. Estando cozidos acrescentei delicias do mar, rectifiquei os temperos e juntei tudo ao molho assim como os cogumelos e envolvi.

Escorri o esparguete, e juntei-lhe o preparado anterior, envolvendo bem. Empratei e servi. Pois é verdade....não sobrou nada.... ; P

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Salada quente de arroz, frango e legumes






Esta receita foi tirada da Revista Teleculinária mas a decoração  dela não saiu bem pois eu não estava muito inspirada. Ao fazer este prato usei restos de frango assado que tinha guardados. Usei também oregãos e cebola da Espiga e piripiri.

Cozi arroz agulha. Noutro tacho cozi ervilhas. Depois, cortei em rodelas duas linguiças e uma cebola em meias luas. Levei um tacho ao lume, deixei aquecer e deitei a cebola  deixando cozinhar até ficar dourada. Acrescentei as linguiças , deixando o azeite ficar douradinho. A seguir deitei o frango, temperei com sal, piripiri, e oregãos com cebola. Envolvi bem e acrescentei-lhe tiras de pimentos em conserva. Entretanto escorri o arroz e as ervilhas e acrescentei ao preparado anterior, envolvendo. Decorei como vocês podem ver na foto com tiras de pimentos mas não tive muita sorte pois exagerei....eheheh