domingo, 18 de dezembro de 2011

A Todas/os um Feliz Natal





Como tão cedo não venho cá (pelo menos este ano já não devo voltar), desejo a todas/os blogueiras e Amigas, um Feliz Natal cheio de Amor, Paz e Ternura e um Ano Novo cheio de novas e boas receitas e muitas Felicidades
Beijinhos para todas 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Almôndegas com molho de Queijo ( aproveitamentos)





Tinha uns restos de carne moida e queijo que necessitavam de ser gastos, por isso resolvi meter mãos à obra e fazer umas almôndegas diferentes em tudo das tradicionais. Penso não me ter saído mal, a familia gostou ;)...

Ingredientes:

carne moída (porco)
1/2 cebola
1 dente alho
cebolinho
alecrim
pimenta
vinho
natas
queijo ralado
sal


Fiz um refogado com a cebola e o alho picados em oleo. Deitei dentro do tacho as almondegas e deixei-as ganhar côr, virando-as de vez em quando. Adicionei o cebolinho, o alecrim, a pimenta, o sal e um golpe de vinho. Deixei-as cozinhar um bocado, até o vinho evaporar quase todo. Por fim juntei um pouco de natas. Quando as natas engrossaram um pouco salpiquei com o queijo ralado e envolvi bem. E estavam prontas. Mais rápido não podia ser.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Pudim de frutos secos, laranja e curd











Ingredientes:

120 gr. de manteiga
120 gr.de açucar
raspa da casca de uma laranja
sumo de uma laranja
2 ovos
90 gr. de farinha com fermento
60 gr. de pão ralado
3 colheres de sobremesa de caramelo liquido
uvas passas
nozes em pedacinhos
tamaras
molho " curd "







 Bate-se a manteiga com o açúcar e junta-se a raspa da casca da laranja. Batem-se os ovos e misturam-se com o preparado.
 Junta-se a farinha e o pão ralado já misturados, o sumo de laranja e as frutas. Barra-se a forma de paredes altas com bastante manteiga. Cobre-se o fundo da forma com o caramelo e tamaras. Deita-se a massa do pudim  na forma e leva-se a cozer em banho-maria até o pudim crescer e ficar consistente. Entretanto já se tem o curd feito e serve-se o pudim com ele.




Meatloaf ao meu gosto





Esta receita de rolo de carne surgiu depois de eu ter visto no blog Ratatui dos Pobres da Xana Bértolo uma receita parecida. Para ela um grande beijinho pois foi ela a minha fonte de inpiração.

Ingredientes:

1 rolo de carne de porco moida, recheado com queijo e fiambre
alho em pó
ervas finas q. b.
piripiri q. b.
rodelas de farinheira q. b.
vinho branco
sal
manteiga e oleo de girassol

Puz o rolo numa terrina de ir ao forno e deitei-lhe sal e alho em pó  por todo e  ervas finas e  piripiri por cima. Cortei umas rodelas de farinheira, que dispuz por baixo do rolo e por cima. A seguir deitei-lhe uns golpes de vinho branco, umas nozes de manteiga e um pouco de oleo de girassol.Levei ao forno com batatas cortadas aos gomos finos, até cozinhar em temperatura média.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Camarão ao caril





Para  quem aprecia camarão , como eu, fiz esta receita que saiu muito original e gostosa. Lembra-me os meus tempos de Moçambique onde nos restaurantes  Indianos se usava bastante o caril e outras especiarias. Esta versão minha é bem fácil, cheia de bons sabores.



Ingredientes:

500 gr. de camarões médios
7  camarões grandes para decorar
manteiga para fritar os camarões
maionese- 3 colheres de sopa
natas- 1 pacote e meio
mostarda com sementes -1 colher bem cheia de sobremesa
caril - 1 colher de sobremesa
piripiri q. b.
sal q. b.
conhaque 1 cálice dos de licor cheio








Primeiro salteei os camarões grandes em manteiga ,deitei lhes sal e piripiri e uma colher de chá de caril. Fui os virando até ganharem cor e a seguir flamejei-os com um pouco de conhaque. Pu los á párte. A seguir, salteei os camarões médios em manteiga, novamente piripiri, sal e o resto do caril. Acrescentei-lhes o resto do conhaque e flamejei-os. Áparte misturei a maionese, as natas e a mostarda temperando com sal e um pouco de piripiri. Deitei este molho nos camarões e deixei engrossar em lume médio..
Acompanhei com arroz branco, servindo os camarões grandes para decoração.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Filetes de peixe em molho cremoso




Encontrei esta receita no meio de outras antigas que estavam guardadas há muito tempo. Daí que não sei de onde veio. O que sei é que é super fácil de fazer e muito boa.

Ingredientes:

4 filetes de peixe ( ou medalhões, ou lombos )
1 copo de requeijão
200ml de leite de côco
3 colheres ( sopa ) bem cheias de polpa de tomate com cebola e alho)
sal q. b.
piripiri q. b.

Bata no liquidificador o requeijão, leite de côco e a polpa de tomate. Disponha os filetes num Pirex condimente-os de sal e piripiri e deite a mistura por cima. Asse em lume médio.
Servi acompanhado de arroz branco.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bolinhas de Queijo Mozzarella fritas







Esta receita é um aperitivo que pode ser servido com ketchup. As porções foram adicionadas a olho.


 Ingredientes:


bolinhas de queijo fresco Mozzarella
farinha de trigo
ovos
pão ralado com coentros Espiga
oleo
ketchup
sal e pimenta




Ponha a farinha numa malga, o ovo batido noutra e a mistura de pão ralado com a pimenta e o sal noutra. Passe as bolinhas na farinha, tirando o excesso, a seguir no ovo e passe-as pelo pão ralado, com cuidado, para aderirem.
Frite-as no oleo, 4 de cada vez,até ficarem douradas por 2 minutos. Tire-as e ponha-as num prato coberto com papel absorvente. Salpique-as com sal fino. Sirva com ketchup.


Fonte : Martha Setwart



Pernas de galinha caramelizadas







Enquanto lia um dos sites americanos de  que eu gosto, chamou-me a atenção  a foto de umas asas de galinha caramelizadas. A foto estava tão chamativa ,que resolvi experimentar a receita, com algumas modificações. Tinha todos os ingredientes em casa só me faltava a galinha e por isso comprei 4 pernas.
   

Ingredientes:

  4 pernas de galinha
2 colheres ( sopa ) de oleo de girassol
2 colheres ( sopa ) de molho de soja
2 colheres ( sopa ) de ketchup
2 colheres ( sopa ) de mel
3 dentes de alho picados





Pre aqueci o forno a 150º C. Dispuz as pernas de galinha num Pirex,piquei 1 dente de alho e deitei por cima delas. Misturei o oleo, o molho de soja, o ketchup, o mel e os restantes alhos e deitei sobre as coxas ás quais dei uns golpes previamente. Espalhei bem o molho com uma colher.Levei ao forno por uma hora,até o molho ficar caramelizado e as coxas cozinhadas. Ficaram tão suculentas e o molho tão espesso e saboroso que valeu a pena experimentar. As quantidades aqui mencionadas não se aplicam á receita do site.

Fonte: allrecipes.com