terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rolo de Alheiras





Esta receita tirei-a de um programa da TV com o chefe Cesar Castro. É tão simples e gostosa  e super rápida. Foi  bem apreciada cá em casa.
Fiz com duas massas folhadas,recheei-as com duas alheiras de Mirandela às quais retirei a pele previamente,uni-as bem e pincelei-as com ovo. Foram ao forno a 200º C e eis o resultado.




sábado, 21 de janeiro de 2012

Cobbler de pêssego diferente





Ingredientes:

1 chavena de Golden Graham, trituradas
1 chavena de nozes trituradas
1/2 chavena de açucar mascavado
1/2 chavena de manteiga ou margarina derretida
1 lata de pêssegos em calda
2 colheres de chá de canela e açucar misturados
1 chavena de Muesli com frutas
leite q.b
1 chavena de açucar





Ligue o forno a 170ºC. Unte um Pirex com spray Espiga. No Pirex misture as Graham trituradas, as nozes, o açucar mascavado e a manteiga. Faça pressão nesta mistura no fundo do Pirex. Corte os pêssegos em fatias e ponha-os sobre esta crosta.Polvilhe-os com o açucar e canela já misturados.Áparte misture o Muesli com o leite e deite sobre os pêssegos.
Asse em 45 minutos ou até ficarem dourados.Sirva quente.

A diferença nesta receita é que usei Muesli de frutas e as Golden Grahams o que lhe deu um sabor diferente de uma textura muito agradável.
 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Deliciosas Empadas de Maçã

´



Encontrei esta deliciosa receita nos meus apontamentos, e  lembro-me que a tirei há muito tempo de um livro de que já não me lembro o nome. Modifiquei-a um pouco a meu gosto.
É uma optima sugestão para acompanhar um chá da tarde ou um café da manhã.

1 quantidade de massa folhada ( usei massa folhada fresca )

Recheio de maçã

1 chavena de maçã cozida
1 a 2 colheres de sopa de açucar
1/4 de chavena ( 50 g ) de passas picadas
1/4 de chavena ( 30 g  ) de nozes picadas
1 clara de ovo ligeiramente batida
açucar fino para polvilhar





Estes são os ingredientes da receita, como está nos meus apontamentos.
Descasquei 4 maçãs médias e parti-as em fatias pequenas e fininhas para cozerem mais depressa. Quando já estavam quase cozidas deitei-lhes açucar até ficarem bem docinhas. Deitei tambem uma pequena porção de canela e mexi bem. A seguir juntei os frutos secos e puz de lado até arrefecerem. Deitei uma clara, ligeiramente batida, numa taça,  açucar noutra taça. Comecei entao a cortar rodelas de mais ou menos 10 cm da massa folhada. Recheei-as com o doce já arrefecido e dobrei as ao meio, unindo as pontas com os dedos. Com o cabo de uma faca fiz pressão nas bordas e pincelei-as com a clara de ovo. No fim polvilhei-as com açucar. Fiz dois pequenos golpes em cada empada. Foram ao forno num tabuleiro untado com spray Espiga , primeiro a 200º C e a seguir baixei a temperatura, ficando dourados.

Tarte de alheira de caça




Estava eu no super mercado e lembrei-me que não tinha nada para o almoço. Dei comigo a olhar para umas alheiras de caça e resolvi usá-las fazendo uma tarte. Por isso comprei tambem massa folhada. Aqui vai a maneira como a fiz e em boa hora pois o resultado foi mesmo bom.








Usei espinafres congelados que cozi primeiro e depois escorri. Puz de parte. Em seguida desfiz um requeijão que tinha no frigorifico ao qual juntei 3 ovos. Mexi bem e deite-lhes + ou - meio pacote de natas de culinaria. Misturei. Entretanto grelhei as alheiras e no fim tirei-lhes a pele e desfiz a carne. Tambem saltiei cogumelos, um resto que tinha , juntei os ás alheiras e envolvi bem. Assei a massa folhada que conservei na tarteira.
Em cima da massa folhada espalhei as alheiras com os cogumelos. Depois puz molhinhos de espinafres por cima e uma camada de queijo ralado sobre eles e reguei tudo com o preparado liquido. Polvilhei novamente com queijo ralado e levei ao forno a temperatura média.




domingo, 15 de janeiro de 2012

Pudim de pão tradicional Inglês ( Bread and Butter Pudding )


Esta receita é  a mais parecida com a que eu aprendi a fazer em Inglaterra e que me fez engordar uns quilitos. Fácil e deliciosa. É típica  das famílias inglesas. É um bolo que fica muito cremoso por dentro.





Ingredientes

6 fatias de pão com bastante manteiga
50 g de Sultanas
4 ovos
25 g de açúcar (eu pus 100g para ficar bem docinho) 😋
600ml de leite
Um pouco de açúcar extra






Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte uma forma de bolo inglês.
Tire as crostas do pão barrado com a manteiga e disponha-as na forma, salpicando-o com Sultanas, entre cada camada. Acabe com fatias de pão.
Aqueça o leite no microondas para ficar bem quente, mas não a ferver. Entretanto num Pirex redondo misture os ovos e o açúcar, batendo bem. Vá deitando aos poucos o leite quente, mexendo sempre bem com uma varinha.
Deite este preparado por cima do pão, na forma, com cuidado. Deixe repousar por 10 minutos.
Salpique com o restante açúcar e leve ao forno por 30 a 40 minutos até ficar dourado e crustante.
Desenforme morno.

Bifes de atum com cebolada





Apesar de simplissicima esta receita é muito boa. Quando a minha mãe esteve em Cabo Verde nos anos 60 usavam-na lá muitas vezes. Há muito atum nesse lindo país.

Marinei os bifes em vinho branco.
A seguir fiz uma cebolada com bastante cebola, alhos, louro e piripiri, deitando o vinho da marinada tambem. Acrescentei-lhe os bifes e enquanto fritavam deitei um bom golpe de vinagre. Depois de cozinhados pu-los numa travessa e acompanhei  com batata doce. Tambem se podem acompanhar de arroz.


sábado, 14 de janeiro de 2012

Torta de Laranja Especial





Esta receita fui buscá-la ás receitas da minha mãe. Ela disse-me que é dos tempos em que ela era jovem e que foi uma amiga dela do Porto que lha ofereceu nessa altura. É super deliciosa, faz lembrar a doçaria antiga portuguesa. Aconselho-vos a experimentarem.

Ingredientes
  250 g de açucar
6 ovos
1 colher de sopa de vinho do Porto
sumo de 2 laranjas
raspa de 1 laranja
1 colher de sopa mal cheia de farinha de trigo






Batem-se os ovos com o açucar. Acrescenta-se o vinho do Porto, o sumo das laranjas e a casca de uma.
A seguir incorpora-se a farinha, mexendo.
Forno brando.
Tabuleiro untado. Açucarar um pano e enrolar a torta.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lasanha com Alheira





Esta receita foi tirada de um livro da Vaqueiro e com ela consegui aproveitar alheiras que tinha no frigorífico e que precisavam de ser gastas e ao mesmo tempo cozinhá-las de uma maneira diferente. Modifiquei-a a meu gosto e ficou bastante agradável.

Ingredientes:

250 g de grelos congelados
1 lata de cogumelos
sal
2 alheiras
50 g de Vaqueiro
5 dl de molho  bechamel caseiro
3 a 6 placas de lasanha fresca
mais ou menos 200 g de queijo mozzarela em fios


Liguei o forno e regulei-o para os 180ºC
Cozi os grelos e pu-los  a escorrer. Furei as  alheiras  e pu-las  a fritar num pouco de Vaqueiro líquida. Quando estavam fritas tirei-as para um prato tirando-lhes a pele e desfazendo-as. No molho onde fritei as alheiras deitei mais um pouco de Vaqueiro líquida e salteei os cogumelos. Juntei-lhes  os grelos  já escorridos, continuando a saltear. Juntei as alheiras e envolvi bem. Aparte já tinha o molho bechamel feito. Num Pirex de ir ao forno e á mesa deitei uma camada de bechamel e uma folha de lasanha. A seguir o preparado de alheiras grelos e cogumelos, bechamel e queijo. Repeti as camadas finalizando com uma folha de lasanha  com bechamel e salpicada com queijo. Levei ao forno por cerca de 20 minutos.

Ameijoas à Bolhão Pato com fettuccini





Há muitos anos que eu não via esta receita que a minha mãe fazia,e onde nós iamos molhar o pão no molho tão saboroso e regalávamo-nos.

Ingredientes:

1kg de ameijoas
2 dentes de alho
azeite ( a olho )
coentros congelados ( a olho )
vinho branco
piripiri e sal q. b.





Lavei as ameijoas. Piquei os alhos e juntei ao azeite que estava no tacho. Deixei alourar um pouco os alhos e a seguir juntei as ameijoas. Deitei os coentros e mexi. Por fim deitei piripiri e o sal.No fim, reguei com o vinho e deixei cozer a fogo lento até as ameijoas abrirem.
Para acompanhar cozinhei massa fettuccini e áparte fiz uma mistura com manteiga e mistura para massa Margão.Deitei esta mistura na massa e envolvi bem.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bolo de Muesli





Esta receita chamou-me a atenção por ser feita com Muesli com frutos de que eu tanto gosto. Alem disso é fácil de fazer.

Ingredientes:

2 dl de leite
150 g de muesli com frutos
Vaqueiro líquida
100 g de açúcar
100 g de Vaqueiro
50 g de mel
4 ovos
250 g de farinha
1 colher de sopa de canela
1 colher de sobremesa de fermento em pó





Ligue o forno e regule-o para os 180 º C.
Aqueça o leite durante 40 segundos na potencia máxima do microondas e deite-o sobre o muesli. Pincele um tabuleiro de 20x30 cm (eu usei uma forma de bolo inglês anti-aderente) com Vaqueiro Líquida, forre-o com papel vegetal e volte a pincelar com Vaqueiro Líquida.
Noutra taça, deite o açúcar e a Vaqueiro cortada em pedaços e bata com a batedeira até obter um creme. Adicione o mel e os ovos e continue a bater até os ingredientes estarem ligados. Junte a farinha, a canela e o fermento em pó e bata até a mistura estar em creme. Adicione a mistura de muesli e leite e mexa muito bem.
Deite a massa obtida no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

Nota: autor Vaqueiro

Peitos de frango exóticos





Escolhi esta receita porque me faz lembrar África e as suas comidas exóticas e deliciosas.

Ingredientes:

6 peitos de frango pequenos
sal
pimenta preta
raiz de gengibre ( usei gengibre em pó )
3 bananas
6 fatias de presunto
1 courgete
3 colheres de sopa de coco ralado
2 colheres de sopa de caril
500 g de batatas congeladas em cubos
2 dl de leite de coco
Vaqueiro líquida

Ligue o forno e regule-o para 180º C.
Corte os peitos de frango ao meio, na longitudinal e sem separar completamente as metades
Tempere o frango com sal, pimenta e suco de um pedaço de raiz de gengibre, previamente pelada e ralada. Descasque as bananas corte-as ao meio e embrulhe cada metade numa fatia de
presunto.Recheie os peitos de frango com as bananas, pressione um pouco e coloque-os num tabuleiro de forno, previamente untado com vaqueiro. Lave a courgete, elimine as extremidades e corte em dados do tamanho das batatas.
Misture o coco ralado com o caril.
Junte as batatas á courgete, adicione a  mistura de coco ralado e caril e misture muito bem. Disponha á volta dos peitos de frango. Regue os peitos de frango com o leite de coco. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e regue tudo com Vaqueiro liquida.
Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

Nota: autor Vaqueiro

domingo, 8 de janeiro de 2012

Frango na Púcara






Andava à muito tempo com vontade de experimentar esta receita, e valeu a pena pois é realmente muito boa.


150gr de presunto
1 frango grande
4 tomates
10 cebolas pequeninas
125gr de manteiga
2 colheres chá de mostarda
2 dentes de alho
2 cálices de vinho do porto
2 cálices de aguardente velha
pimenta q.b
sal q.b
vinho branco q.b






Depois de ter o frango arranjado parta-o aos pedaços. Ponha-o na púcara com todos os temperos.
Escolha cebolas das pequeninas e esmague os alhos e acrescente.
Vai ao forno bem quente, tapado até cozer e, depois de cozido, destapa-se para alourar.
Serve-se na púcara com batatas fritas aparte.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Folhadinhos Silvestres




Ingredientes:

Massa folhada

1 embalagem de frutos silvestres
açucar
água




Recheio:                                                          
1 requeijão
1 lata de leite condensado ++Nestlé 
2 ovos
1 colher de sopa de farinha Maizena diluida num pouco de água
1 colher de sopa de manteiga

Desfiz o requeijão com um garfo. A seguir juntei o leite condensado e envolvi bem.
Deitei 2 ovos e bati o preparado. Em seguida deitei uma colher de sopa de manteiga derretida e por fim acrecentei-lhe a Maizena diluida num pouco de água. Envolvi novamente e reservei.
Com a massa folhada forrei formas de queques. Deitei-lhes o preparado, juntei uma colher de café de doce de frutos silvetres e levei ao forno pre-aquecido a 180º  .

Doce de frutos silvestres:
Numa panela deitei o açucar e a água e levei ao lume mexendo, até a calda atingir um ponto grosso. Deitei os frutos e deixei ferver até engrossar novamente. Deixei arrefecer.

                                             
 Com o resto do recheio fiz estas queijadinhas, que tambem ficaram uma delicia.

Queques Natalicios Nestlé




Surgiu-me há uns tempos a ideia de fazer estes queques macios. A família queria algo docinho e bom, e como é muito fácil aproveitei a ocasião. Espero que vocês também gostem. Esta receita foi feita a pensar nos produtos +Nestlé .


Ingredientes:

1 lata de leite condensado Nestlé
60gr de açucar
40gr de farinha de trigo
100gr de manteiga
2 ovos

Misture o leite condensado com a manteiga previamente derretida. Junte os ovos e mexa bem até tudo ficar delicadamente envolvido. A seguir va juntando o açucar e a farinha peneiradas, batendo. Obtem-se assim uma massa homogénea.
Unte forminhas pequenas de queques e polvilhe-as com farinha.
O forno deve ser pré-aquecido a 180º. Os deliciosos queques estarão prontos a saborear em só 8 a 10 minutos.

Cobertura:

Chocolate Nestlé Milkybar - 75gr
Leite 2 colheres de sopa
Manteiga 1 colher de chá

Leva-se tudo em banho-maria até o chocolate e a manteiga derreterem, misturando bem.
Cobrem-se os queques com esta cobertura.

Polvo Assado no Forno





Esta receita foi um sucesso cá em casa, não sobrou  mesmo nada porque resultou muito saborosa.

Ingredientes:

1kg de polvo
1kg de batatinhas
1 dl de azeite
2 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates maduros
1 pimento
1 folha de louro
malagueta e pimenta q. b.
60 gr. de chouriço
1 chávena (chá) de vinho
1 chávena (chá) de água

Coze-se o polvo.
Descascam-se as cebolas e os alhos e cortam-se ás rodelas
Leva-se ao lume com o azeite, excepto o tomate que só deverá ser adicionado após a cebola ficar loura, bem como a malagueta e deixa-se refogar mais um pouco
Em seguida, junta-se o vinho e uma chávena de água
Deixa-se ferver mais ou menos 5 minutos

Coloca-se o polvo cozido num pirex, ( eu cortei-o aos pedaços ) juntamente com as batatinhas peladas ( que foram cozidas previamente com pele ) e rega-se com o refogado
Leva-se a forno alto 10 a 15 minutos só para alourar
Retira-se do forno e polvilha-se com salsa

Fonte: Gastronomias ,colaboração de Luisa Tapadinhas

Entremeada com limão caramelizado




Quis cozinhar entremeada de uma maneira um pouco diferente, e surtiu numa receita muito agradável e económica. As quantidades foram a olho.

Ingredientes:

Entremeada
sal
massa de alho
piripiri
vinho

Calda:
rodelas de limão
açúcar
água
piripiri


Levei a entremeada ao forno com todos estes ingredientes ate estar cozinhada e bem dourada, um pouco torradinha como nos gostamos.
Àparte fiz uma calda com açúcar mascavado e água. Quando estava a engrossar deitei-lhe rodelas de limão e fui mexendo até ficarem caramelizadas. Acrescentei um pouco de piripiri.
Puz a entremeada numa travessa, enfeitei com as rodelas de limão e reguei com a calda de açúcar que sobrou.