Bolo de Atum


Esta receita de bolo de atum foi-me dada pela minha mãe, quando vivia no Porto. É um bocado trabalhosa, mas o resultado compensa.
Este bolo é húmido.


12 colheres de sopa de farinha sem fermento
3 ovos inteiros
2 chávenas de leite
1 chávena de óleo mal cheia
3 colheres de sopa de queijo ralado
1 a 2 latas de atum escorrido e desfiado
3 ovos cozidos
100 gr de azeitonas descaroçadas
4 tomates sem pele e sementes
1 raminho de salsa picada
1 cebola pequena picada
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa rasas de fermento em pó


Num recipiente batem-se os ovos, acrescentando aos poucos a farinha e acrescentando também o leite e o óleo.Em seguida vai-se deitando o queijo, as azeitonas, os tomates picados, os ovos cozidos aos pedacinhos, a salsa e a cebola, o atum desfiado e o sal.
Misturam-se os ingredientes sem os bater,e por fim junta-se o pó royal.
Deita-se a massa do bolo numa forma untada com óleo.
Eu uso uma forma de bolo chifon por ser grande.
Leva-se a forno bem quente.
Depois de cozido, deixa-se arrefecer até ficar frio, cobre-se com maionese.
Este bolo fica óptimo acompanhado de uma salada de alface e tomate.

Bom apetite!


Comentários

Beth Martins disse…
Amiga gostei imenso desta tua receitinha, não conhecia, mas gostava de saber se o que chamas de po royal é o fermento???
levo comigo esta receitinha, para uma procima oportunidade, mas gostava de te deixar aqui um pequeno conselho derivado às tuas fotos amiga.
tenta realizar as tuas fotos com mais luz e não aprocimes tanto a màquina , para evitar de ficarem buzias, desculpa não leves a mal por favor, foi so uma dica.

Beijinhos e optima continuação!!!!
Mariana Morais disse…
Amiga Beth, obrigada pelo comentário e pela dica.
O po royal é de facto o fermento.
As imagens não têm saído muito bem porque tenho usado a minha webcam e tenho feito as receitas ao jantar.
Vou ver se compro uma camara digital um dia destes porque assim até posso mostrar o modo de preparação com maior detalhe.

Beijinhos!
Prata da casa disse…
Que belo bolo!! Deve ser uma delícia.
Bjn
Márcia

Mensagens mais procuradas