Chapatis recheados à moda do Miguel




Massa:

250gr Farinha
100-125ml Água morna
1 Fio de Azeite
1 Colher de chá de Sal fino
1 Pitada de Açúcar
1 pouco de Manteiga Liquida

Primeiro junta-se a farinha com o sal e açúcar envolvendo-se bem todos os ingredientes numa taça. Depois acrescenta-se o azeite e manteiga liquida, juntando depois a água aos poucos. Mistura-se com uma colher ou com as mãos. Se a massa estiver mais para o liquido acrescentar farinha conforme o necessário.
Polvilhar um tabuleiro com farinha. Bater bem a massa durante 5 minutos juntando mais farinha sempre que for preciso. Voltar a colocar a massa na taça.
A massa não tem necessáriamente que repousar mas convém tapar com um pano húmido durante 20 a 30 minutos.
Findo o tempo corta-se a massa em 4 partes iguais. Estender cada parte com o rolo até ficar bem fina e longa.
Chega agora a parte do recheio.



Recheio:

1ª Parte: Cogumelos Salteados

1/2 lata de cogumelos laminados
Mistura Espiga de Oregãos e Cebola
2 dentes de Alho picados muito finamente
Manteiga Liquida

Primeiro deita-se um golpe de Manteiga Liquida numa frigideira quente. Quando a manteiga estiver distribuída pelo tacho junta-se a meia lata de cogumelos e depois os Oregãos e Cebola e o Alho picado.

2ª Parte:

150gr Queijo fatiado
150gr Chourição picante fatiado

Com a massa estendida, deitar numa metade primeiro umas fatias de chourição, depois os cogumelos salteados, e por fim o queijo fatiado por cima. Dobrar a massa ao meio como uma calzone e tapar bem para não deixar entrar ar.
Aquecer uma frigideira limpa e seca, fazendo um teste com umas gotas de água para saber se está pronta. Deitar o pão na frigideira e reduzir o lume para médio\baixo. Pressionar bem as beiras do chapati e fazer uma pressão ligeira em geral sobre todo o pão dos dois lados. Ao fim de um minuto e meio\ dois minutos vira-se o pão assim que ele ganhar cor como na imagem.
Finda a cozedura é preciso garantir que as beiras também estão devidamente cozidas.

Mensagens mais procuradas