Deliciosas Empadas de Maçã

´



Encontrei esta deliciosa receita nos meus apontamentos, e  lembro-me que a tirei há muito tempo de um livro de que já não me lembro o nome. Modifiquei-a um pouco a meu gosto.
É uma optima sugestão para acompanhar um chá da tarde ou um café da manhã.

1 quantidade de massa folhada ( usei massa folhada fresca )

Recheio de maçã

1 chavena de maçã cozida
1 a 2 colheres de sopa de açucar
1/4 de chavena ( 50 g ) de passas picadas
1/4 de chavena ( 30 g  ) de nozes picadas
1 clara de ovo ligeiramente batida
açucar fino para polvilhar





Estes são os ingredientes da receita, como está nos meus apontamentos.
Descasquei 4 maçãs médias e parti-as em fatias pequenas e fininhas para cozerem mais depressa. Quando já estavam quase cozidas deitei-lhes açucar até ficarem bem docinhas. Deitei tambem uma pequena porção de canela e mexi bem. A seguir juntei os frutos secos e puz de lado até arrefecerem. Deitei uma clara, ligeiramente batida, numa taça,  açucar noutra taça. Comecei entao a cortar rodelas de mais ou menos 10 cm da massa folhada. Recheei-as com o doce já arrefecido e dobrei as ao meio, unindo as pontas com os dedos. Com o cabo de uma faca fiz pressão nas bordas e pincelei-as com a clara de ovo. No fim polvilhei-as com açucar. Fiz dois pequenos golpes em cada empada. Foram ao forno num tabuleiro untado com spray Espiga , primeiro a 200º C e a seguir baixei a temperatura, ficando dourados.

Mensagens mais procuradas