Polvo à Americana



Andava há algum tempo com vontade de comer polvo e esta receita  aguardava que eu a fizesse, num livro que o meu pai me ofereceu (quando era eu ainda uma teenager). Não podia ter feito melhor escolha para matar saudades do nosso bom e tradicional polvo ao confeciona-lo desta maneira, ficou muito bom.

Aqui vai a receita:






Ingredientes

1kg de polvo
1 colher ( de sopa ) de manteiga ou margarina
3 colheres ( de sopa ) de azeite
2 cebolas
2 dentes de alho
4 colheres ( de sopa ) de aguardente velha
1 colher ( de sopa ) de farinha
3 colheres ( de sopa ) de concentrado de tomate
3 dl de vinho branco
3 colheres ( de sopa ) de natas
sal, pimenta e pimenta-de-caiena




Arranje o polvo como habitualmente. Leve-o a cozer em lume brando ( sem água e sem sal ) com 1 cebola.Quando a cebola estiver cozida, o polvo está pronto a ser submetido a qualquer preparação culinária. ( eu cozi-o congelado com um pouco de água e uma rolha, ficou macio e não levou muito tempo a ficar cozido, há truques que resultam...)
Escorra o polvo e corte em bocados.
Deite o azeite numa frigideira e frite o polvo rapidamente. Escorra o liquido que largou, regue com a aguardente e puxe fogo. Polvilhe com a farinha, envolva-o bem e retire o polvo da frigifeira, colocando-o noutro recipiente aquecido.
Pique a restante cebola e aloure-a na frigideira com a margarina. Adicione o liquido do polvo ( eu acrescentei caldo da cozedura ) , o concentrado de tomate desfeito no vinho branco e os dentes de alho picados e tempere com sal, pimenta e pimenta de caiena.
Introduza novamente o polvo neste molho e deixe cozer brandamente.
Rectifique os temperos e adicione por fim as natas.
Sirva com arroz á crioula.

Mensagens mais procuradas