Pudim de Verão



Apesar de estar em ferias e porque esta um calor tão forte, não resisti a esta receita tão refrescante que saboreamos. Esta é mais uma receita tirada de um livro que o meu pai me ofereceu quando eu era uma teenager.

A origem deste clássico pudim inglês é desconhecida. Sabe-se que ja no século XVIII fazia parte da alimentação dos doentes que não podiam comer muito açúcar. Esta receita é uma deliciosa composição feita com os mais saborosos frutos de Verão.











Ingredientes:

6 a 8 fatias de pão de forma sem côdea
750 g de frutas macias variadas ( cerejas, morangos, framboesas, groselhas, pêssegos, alperches, etc. )- usei cerejas morangos e pêssegos
125 g de açúcar ( eu juntei um pouco mais de açúcar )
Acrescentei licor de cerejas e licor de morangos














Cubra completamente o fundo e as paredes de uma forma de charlotte ou de soufflé com fatias de pão de forma. Se necessário corte o pão de modo a obter bocados, cujo o feitio cubra o melhor possível o revestimento da forma.
Lave as frutas, retire-lhes os pes e os caroços e coloque-as numa panela, polvilhando-as com o açucar. Deixe ficar assim durante 15 minutos, e depois leve a lume muito brando. Quando levantar fervura, deixe coser apenas 2-3 minutos. Retire do calor e deixe que as frutas larguem o sumo ( retire  3 colh. de sopa de sumo ). Deixe arrefecer e deite as frutas com o sumo para dentro da forma . Tape com fatias de pão, e coloque um prato com um peso em cima
Leve ao frigorifico durante 8 horas. Desenforme o pudim, deixando-o cair sobre o prato onde ira ser servido. Com o sumo guardado, molhe os bocadinhos de pão que tenham ficado secos.
Acompanhe com natas batidas com um pouco de açúcar ou com gelado.







Mensagens mais procuradas