Camarão à Africana


A minha receita de camarão à Africana, que pode ser uma refeição ou uma entrada fantástica para qualquer ocasião festiva







Nasci na terra do mais famoso camarão do mundo, pelo seu sabor único, Moçambique. Claro que tinha de ter uma receita especial para ele, que agradasse aos paladares cá de casa e aos apreciadores de camarão...

Geralmente faço a receita com um 1kl de camarão de Moçambique grande.


Para esta receita usei:

-1kl de camarão de Moçambique
-5 dentes de alho laminados ou esmagados
-1 limão(sumo)
-sal fino
-piripiri em pó ou malaguetas com sementes       
-óleo q.b
-manteiga q.b.
-Brandy q.b.


Preparação:

*Primeiro corto os bigodes ao camarão, tiro-lhes a casca deixando apenas a cabeça e o rabicho. Faço um corte nas costas do camarão no sentido longitudinal e limpo-o.
*Esmago os alhos com o espremedor e junto-os ao camarão, misturando bem, junto também o sumo de um limão,as malaguetas picadas e deixo marinar por cerca de 20 minutos.
*Acabado este tempo, ponho um pouco de óleo e cerca de duas colheres de sopa de manteiga numa frigideira em lume médio, quando a manteiga estiver derretida,junto os camarões e tempero de sal fino. 
*Frito os camarões dos dois lados (cerca de 3 minutos) e quando estão quase prontos deito uma pequena medida de Brandy,flamejando-os
*Tiro o camarão da frigideira para uma terrina e rego os camarões com o molho.
Quero referir que esta receita pode servir de entrada acompanhada de um bom vinho fresco.
Querendo pode-se deitar umas gotas de sumo de limão sobre o camarão, mas é opcional.
Bom Apetite!

Comentários

Beth Martins disse…
adoro camarão esta receitinha com brandy não conhecia, eide exprimentar, pois ficaram com optimo aspecto, gostei mt.

Beijinhos e bom fim de semana
Mariana Morais disse…
Obrigada pelo comentário, vai ver que vai gostar. São uma delícia.
Bom fim de semana.
Unknown disse…
Mariana conheci hoje teu blog por indicação da Beth.Está muito gostoso com tuas receitas.Comecei a te seguir e te convido a seguir o meu e fazer um comentário se assim o desejares.
Mariana Morais disse…
Obrigada pelo comentário Vera Maria. Achei o seu blog um mimo e houve uma receita de doce de figos, que, para além de outras me chamou a atenção porque eu adoro figos. As receitas dos pâtés também estavam uma maravilha. O seu blog é sem dúvida um a seguir.
beijinhos
Prata da casa disse…
Querida Mariana: já estou a babar só de ler a receita,é que também adoramos sabores bem picantes cá em casa e,por isso, estes "meninos" iam saber tão bem. Vou,no entanto, levar a receita para os experimentar pela passagem de ano . Costumo fritá-los na Actifry,mas vou usar a tua receita.
Bjn
Márcia

Mensagens mais procuradas